O PECADO.

“O pensamento do tolo é pecado”. Provérbios 24:9.
“Tudo o que não é de fé é pecado”.
Romanos 14:23.
“Toda a iniquidade é pecado”. 1 João 5:17.

A Bíblia diz em Exodo 20: 1-17

1 Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,
10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

O que é pecado?

A resposta a esta pergunta não se encontra na filosofia humana, mas na revelação divina. O que é pecado pra uma pessoa, pode parecer correto a outra.  Não é porque achamos ou sentimos que tal coisa é pecado, que ela seja pecado. Meus sentimentos ou pensamentos ao dizer que uma coisa é certa não a torna certa.
Antes era correto pensar que as mulheres tinham que se vestir com roupas pra baixo do joelho.. Hoje é “correto” as mulheres usarem mini-saia ( aos olhos do mundo ). Mas a Palavra de Deus já disse há séculos: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia”. 1 Timóteo 2:9.

Existem três termos na bíblia que resume o que é pecado.

A primeira é “não atingir o alvo” e por varias vezes ela é traduzida como pecado na bíblia. O homem não atingiu o alvo; não alcançou o propósito do seu ser. O homem foi criado para a glória do Criador, mas “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23. Como um relógio quebrado, o homem deixou de cumprir seu proposito.
A segunda é se desviar do caminho certo, não andando
de acordo com ele. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho?”. Isaías 53:6.
E a terceira é traduzida como transgressão. Isso é fazer algo que Deus disse para não fazer.. cruzar uma linha onde Deus disse que não era para cruzar.
“Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”. 1 João 3:4.

O pecado gera escravidão. Todo pecador é um escravo. Escravo da carne, do diabo, do mundo, de sua fraqueza, de seu ego. E o pecador precisa se libertar dessa escravidão. Quando falamos em libertação nos referimos ao “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” e ao “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
O pecado pode destruir a alma, mantendo intacto o corpo. Vivo e belo por fora, sepulcral por dentro. A pessoa vive como se fosse totalmente perfeita, mais sua alama esta totalmente dilacerada.
Quando a gente entrega a vida ao Senhor, humildemente arrependidos e quebrantados, o poder do pecado é destruído e a possibilidade de cura para nossas emoções é chegada.

Sabe qual o preço do pecado ?

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.

Se sente que é um pecador já sem remédio, que deve fazer?


Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”
Terceiro, acreditar que Deus o perdoou e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade
não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”

“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João 1:29.

Fiquem com Deus!

 

Stéfani Oliveira.

Deixe um comentário

